Quando uma criança deveria ficar em pé?

A concepção de desenvolvimento motor dada como linear e pré-determinada, não é mais aceita.  Ao longo do desenvolvimento o bebê consegue se sustentar em pé por volta dos 6-8 meses de idade. A partir dos 12 meses, é capaz de permanecer em pé de forma independente e desenvolver habilidades de caminhada.

Crianças com paralisia cerebral podem apresentar atrasos nos marcos motores, e algumas poderão não aprender a sentar, levantar e andar de forma independente. ⚠️Não espere o bebê sentar sozinho ou sustentar a cabeça para só então começar a estimular postura em pé!

Existem diversos dispositivos auxiliares para o ortostatismo e marcha diferentes no mercado, e cabe ao fisioterapeuta decidir o tipo de dispositivo a partir das necessidades individuais da criança no contexto relacionado à função e estrutura corporal, nível de atividade e participação, além de fatores ambientais.

Estimulando a atividade e a participação, promover ortostatismo gera possibilidade da criança explorar o mundo em sua volta da mesma maneira que seus pares.

O ortostatismo exerce importância fundamental para formação do acetábulo e desenvolvimento do quadril, prevenindo luxação de quadril na Paralisia Cerebral.

🔺Comece cedo! 9-10 meses de idade.
👍🏼 Seja frequente! Mínimo de 5x semana.
⏰Permanência diária recomendada 60 minutos.

Voltar para Reportagens

Espaço Sete é uma empresa de saúde reconhecida pela sua excelência de desempenho, comprometida com a melhoria da qualidade de vida dos nossos clientes, a partir de uma nova postura para cuidar da saúde, aplicando a ciência baseada em conhecimentos e evidências.

– Reabilitação Neurofuncional
– Fisioterapia Ortopédica / Esportiva
– Pilates
– Treinamento funcional

Unidades:
– Perdizes
– Brooklin